Noticias (Avião-robô em testes no espaço aéreo britânico)

Avião-robô em testes no espaço aéreo britânico

Experiências para refinar os sistemas que controlam aeronaves autônomas

Um turbo-hélice britânico BAe Jetstream 31 modificado vai voar de modo autônomo na rota Inverness – Lancashire em um programa previsto de 17 voos. Pilotos humanos realizarão as decolagens e pousos antes de liberar por completo o comando do avião-robô enquanto navega os 482 km que separam as duas regiões.

Os testes envolvem os software de pilotagem bem como os sistemas de sensores que monitoram as nuvens e a presença de outras aeronaves. Para a auto-pilotagem o Jetstream utilizará dados de satélites bem como os sistemas de identificação embarcados como transponders.

Além disso, a aeronave é equipada com uma câmara que pode “enxergar” outros usuários do espaço aéreo, mesmo que estes não emitam sinais de aviso. A câmaera também monitora os céus no entorno para detectar o mau tempo ou cobertura pesada de nuvens, permitindo à aeronave o ajuste da rota para evitar a turbulência ou outros desafios.

Em seu voo autônomo, o Jetstream seguirá uma rota em espaço aéreo não-congestionado a uma altitude de 4.500 m com duração em torno dos 90 minutos. A finalidade dos testes com o avião-robô é a de verificar a possiblidade de fazer voar os sistemas não-tripulados em ambientes altamente controlados no Reino Unido

Original: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/aviao-robo-em-testes-no-espaco-aereo-britanico_3043.html#ixzz4SG8bJYSF